quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jeitos mais comuns de avaliar o aluno


Prova objetiva
Definição
Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível.
Função
Avaliar o que aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo.
Vantagens
É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
Atenção
Foque as questões somente em conteúdos já trabalhados em sala.
Planejamento
Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas.
Análise
Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas
Como utilizar as informações
Analise as questões que todos os alunos acertaram e retome os conteúdos referentes àquelas que a maioria da turma errou.

Prova dissertativa
Definição
Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e explicar.
Função
Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
Vantagens
O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
Atenção
Defina o número de questões pensando no tempo que os alunos terão para resolver cada uma delas.
Planejamento
Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e sistematizar suas respostas.
Análise
Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos à clareza das ideias, à capacidade de argumentação e à conclusão.
Como utilizar as informações
Após a correção das provas, discuta coletivamente algumas questões respondidas de diferentes modos pelos alunos.

Seminário
Definição
Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.
Função
Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
Vantagens
Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a comunicação oral em público.
Atenção
Apresentar um conteúdo estudado não significa memorizá-lo.
Planejamento
Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da apresentação; e traga bons modelos de referência.
Análise
Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões.
Como utilizar as informações
Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.

Trabalho em grupo
Definição
Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente.
Função
Construir conhecimentos de forma colaborativa.
Vantagens
A interação é um fator de aprendizagem. Por isso as trocas horizontais são muito importantes.
Atenção
Esse procedimento não tira do professor a necessidade de buscar informações para orientar as equipes. Nem deve substituir os momentos individuais de aprendizagem.
Planejamento
Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos.
Análise
Acompanhe os grupos, intervenha e dê mais atenção àqueles que não estão conseguindo produzir.
Como utilizar as informações
Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final.

Debate
Definição
Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico.
Função
Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes.
Vantagens
Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito.
Atenção
Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas.
Planejamento
Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, grave a discussão para análise posterior.
Análise
Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas.
Como utilizar as informações
Crie outros debates em grupos menores; analise o vídeo e aponte as deficiências e os momentos positivos.

Relatório individual
Definição
Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos.
Função
Averiguar o que o aluno aprendeu.
Vantagens
É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais.
Atenção
É importante escrever uma devolutiva para o aluno.
Planejamento
Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado.
Análise
Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, conteúdo, apresentação).
Como utilizar as informações
Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos.

Referência
Avaliação nota 10. Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml. Acesso em 23/10/2014



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