(http://construindoapedagogia.blogspot.com.br/2011/10/avaliacao-formativa-um-novo-conceito-de.html)
Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento
para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os
que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à
turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação
é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição
dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os
estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para
medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma
evolução mais segura.
É preciso levar em consideração
que os dois protagonistas são o professor e o aluno - o primeiro tem de
identificar exatamente o que quer e o segundo, se colocar como parceiro. Em
outras palavras, discutir os critérios de avaliação de forma coletiva sempre
ajuda a obter resultados melhores para todos.
Para Cipriano Carlos Luckesi, a
boa avaliação envolve três processos:
- Saber o nível atual de
desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
- Comparar essa informação com
aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
- Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
(http://fulviopacheco.blogspot.com.br/)
Observar, anotar, replanejar, envolver todos os alunos nas atividades de
classe, fazer uma avaliação precisa e abrangente. E agora, o que fazer com os
resultados? Segundo os especialistas, a avaliação interessa a quatro públicos:
- Ao aluno, que tem o direito
de conhecer o próprio processo de aprendizagem para se empenhar na
superação das necessidades;
- aos pais, corresponsáveis
pela educação dos filhos e por parte
significativa dos estímulos que eles recebem;
- ao professor, que precisa
constantemente avaliar a própria prática de sala de aula;
- à equipe docente, que deve garantir continuidade e coerência no percurso escolar de todos os estudantes.
Para mais informações entre no site da Revista Escola:
Acesso em 13 de outubro de 2014
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