(Disponível em:http://faueduinfantil1.blogspot.com.br/2011/10/crianca-e-o-desenho-infantil.html)
Apesar do aparecimento de inúmeras novas teorias de
aprendizagem terem surgido nos últimos anos, ainda faz parte da realidade e
prática cotidiana de muitos professores, no que diz respeito à avaliação no
âmbito das instituições de educação infantil, uma visão tradicional do processo
ensino-aprendizagem.
É de suma
importância ressaltar inicialmente, que pela atual legislação, no artigo 31 da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação na educação
infantil, deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento
da criança, não tendo o objetivo de promoção para o acesso ao ensino
fundamental. Portando, no contexto da educação infantil, a avaliação não deve
ser encarada como um julgamento, pois isso seria uma forma de classificar e
estigmatizar as crianças, não levando em conta os acontecimentos que acompanham
todo o cotidiano em questão.
A
observação sensível das crianças, em sua exploração constante do mundo a sua
volta, é o que deve nortear o trabalho de avaliação em Educação Infantil. É um
processo que exige atenção por parte dos professores, que devem, sobretudo,
manifestar confiança nas possibilidades que as crianças apresentam. Devem
compreender que o desenvolvimento individual ocorre em processo dialético, no
qual as interações com todos os sujeitos (crianças e adultos) são decisivas.
Para
facilitar o processo de avaliação da educação infantil, abaixo segue alguns
pontos:
- Observar e compreender o dinamismo presente no
desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico.
Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos
professores com a infância.
- O conhecimento de uma criança é construído em movimento de
idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de
mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas
no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.
- Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na
Educação Infantil, como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os
alunos. É necessário que a clássica forma de avaliar, buscando
"erros" e "culpados", seja substituída por uma dinâmica
capaz de trazer elementos de crítica e transformação para o trabalho.
- Nesse processo, todos - professores/recreadores,
coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e
responsáveis - devem, sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.
Referência:
Avaliação. Disponível em: http://www3.fsa.br/localuser/PosEAD/textoavaliacao.html
Acesso em: 23/10/2014
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