Prova objetiva
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Definição
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Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma
solução possível.
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Função
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Avaliar o que aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do
conteúdo.
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Vantagens
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É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode
abranger grande parte do exposto em sala de aula.
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Atenção
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Foque as questões somente em conteúdos já trabalhados em sala.
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Planejamento
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Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de
correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às
perguntas.
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Análise
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Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de
respostas corretas
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Como utilizar as informações
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Analise as questões que todos os alunos acertaram e retome os
conteúdos referentes àquelas que a maioria da turma errou.
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Prova dissertativa
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Definição
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Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações,
resumir, analisar e explicar.
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Função
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Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos,
formular idéias e redigi-las.
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Vantagens
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O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades
de organização, interpretação e expressão.
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Atenção
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Defina o número de questões pensando no tempo que os alunos terão para
resolver cada uma delas.
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Planejamento
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Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos
possam pensar e sistematizar suas respostas.
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Análise
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Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos à clareza das ideias,
à capacidade de argumentação e à conclusão.
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Como utilizar as informações
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Após a correção das provas, discuta coletivamente algumas questões
respondidas de diferentes modos pelos alunos.
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Seminário
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Definição
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Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de
apoio adequados ao assunto.
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Função
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Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma
eficaz.
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Vantagens
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Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige
pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a
comunicação oral em público.
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Atenção
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Apresentar um conteúdo estudado não significa memorizá-lo.
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Planejamento
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Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de
pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a
duração e a data da apresentação; e traga bons modelos de referência.
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Análise
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Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais
utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir
opiniões.
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Como utilizar as informações
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Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades
específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não
atingidos.
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Trabalho em grupo
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Definição
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Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc)
realizadas coletivamente.
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Função
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Construir conhecimentos de forma colaborativa.
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Vantagens
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A interação é um fator de aprendizagem. Por isso as trocas horizontais
são muito importantes.
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Atenção
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Esse procedimento não tira do professor a necessidade de buscar
informações para orientar as equipes. Nem deve substituir os momentos
individuais de aprendizagem.
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Planejamento
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Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser
trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e
indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos.
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Análise
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Acompanhe os grupos, intervenha e dê mais atenção àqueles que não
estão conseguindo produzir.
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Como utilizar as informações
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Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas,
atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final.
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Debate
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Definição
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Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de
assunto polêmico.
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Função
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Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos
convincentes.
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Vantagens
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Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o
aluno aprenda a escutar com um propósito.
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Atenção
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Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar
vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre
as pessoas.
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Planejamento
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Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o
tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No
final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, grave
a discussão para análise posterior.
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Análise
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Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso
da palavra e a obediência às regras combinadas.
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Como utilizar as informações
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Crie outros debates em grupos menores; analise o vídeo e aponte as
deficiências e os momentos positivos.
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Relatório individual
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Definição
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Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos
temáticos.
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Função
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Averiguar o que o aluno aprendeu.
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Vantagens
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É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de
atividades coletivas ou individuais.
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Atenção
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É importante escrever uma devolutiva para o aluno.
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Planejamento
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Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada
(introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar
necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de
apresentação e o tamanho aproximado.
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Análise
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Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto,
conteúdo, apresentação).
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Como utilizar as informações
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Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente
dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons
livros e solicite mais trabalhos escritos.
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Referência
Avaliação nota 10. Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml. Acesso em 23/10/2014
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