Nesta postagem vamos falar um pouco sobre Luckesi ele é considerado um dos nomes de referência em avaliação da
aprendizagem escolar, assunto no qual se especializou ao longo de quatro
década
Disponível em (http://tribunadonorte.com.br/noticia/coimbra-adere-ao-enem/280530)
Formação
É Licenciado em
Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Católica do Salvador,
Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Senhora da Assunção, da
Católica de São Paulo (1968), Mestre em Sociais pela Faculdade de Filosofia e
Ciências Humanas, da Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História,
Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Católica de São Paulo
(1992). Atualmente é professor pós-aposentado da× Faculdade de Educação, da Federal
da Bahia. Foi professor do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia
e Ciências Humanas/UFBA, ensinando na Graduação, de 1971 a 2002, quando
aposentou-se. No Curso de Graduação em Filosofia, ensinou especialmente
Introdução à Filosofia, Axiologia, Pensamento Filosófico na América Latina,
Leitura do Filosófico. Iniciou suas atividades na Pós-Graduação em Educação
(Mestrado), na Faculdade de Educação/UFBA, em 1985, estando a ela vinculado até
o presente momento, ensinando especialmente Filosofia da Educação, Metodologia
da Pesquisa e Educação e Ludicidade, além de orientar mestrandos e doutorandos
em suas atividades de pesquisa e elaboração de dissertações e tese.
LIVROS
Cipriano Carlos Luckesi, Avaliação da aprendizagem na
escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Malabares Comunicação e
Eventos, Salvador/BA, 2005, 2ª edição (revista), 115 páginas.
A 1ª edição deste livro é de 2003 e, agora, encontra-se na 2ª, com uma revisão e um aprofundamento conceitual. É o último escrito do autor sobre o tema e contém o seu mais recente entendimento a respeito da avaliação da aprendizagem. São quatro capítulos que tratam do que é a avaliação da aprendizagem, seus comprometimentos sociológicos, históricos, políticos, psicológicos e pedagógicos, assim como estudos sobre articulação entre avaliação e projeto político-pedagógico da escola e, por último, recursos técnicos para a prática da avaliação da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Referências:
Tive a honra de participar de uma palestra proferida pelo Professor Luckesi, neste dia 30/09/2017, em Recife-Pe. Para mim, foi beber em uma rica fonte de conhecimentos.
ResponderExcluirProfessor Luckesi!!! Sou pesquisadora no campo da avaliação da aprendizagem pela UFRGS e, admiradora de seu trabalho. A medida que me adentro em suas obras sinto o comprometimento que o sr têm com a educação básica. Suas concepções pactuam com as minhas.
ResponderExcluirUm grande e forte abraço.